quarta-feira, 17 de junho de 2020

Literatura Africana: Bruna e a Galinha D'Angola





O livro narra a história da menina Bruna, descendente de africanos, que se sentia muito sozinha e gostava de ouvir as histórias tradicionais africanas contadas por sua avó. Após ouvir a lenda de Òsún, uma menina que se sentia só e que para lhe fazer companhia resolveu criar Conquém, a galinha d’Angola, Bruna se inspira e então modela na argila uma galinha d’Angola para lhe fazer companhia.
No dia de seu aniversário sua avó lhe dá uma galinha d’Angola de verdade, que se chamava Conquém.
As outras crianças da aldeia que não brincavam com Bruna foram se aproximando dela e pedindo para brincar com a Conquém. Bruna passou a ter muitas amigas.
A avó, além de contar lendas de sua aldeia africana, resolveu ensinar as meninas a pintarem tecidos, como os que ela fazia na África. Isso fez com que a aldeia ficasse conhecida.
Um dia a Conquém teve filhotes e cada menina da aldeia pode ter sua galinha d’Angola. Até hoje o povo daquela aldeia conta a história de Bruna e da galinha d’Angola para aqueles que compram os belos tecidos pintados pelas meninas.

A educação para as relações étnico-raciais da SME é parte integrante das Políticas Públicas de Currículo e de Formação Continuada,por meio do seu Núcleo de Educação Étnico-Racial.Esse núcleo é constituído de três áreas de trabalho: a) História e Cultura Afro-Brasileira e Africana; b) História e Cultura Indígena e Educação Escolar Indígena; e c)Educação para Imigrantes e Educação Escolar para Populações em Situações de Itinerância.Essas três áreas objetiva, o desenvolvimento e a aplicação contínua e permanente das Leis Federais n° 10.639/03 e nº 11.645/08 e da Lei Municipal nº 16.478/16.Além das legislações educacionais citadas,um importante documento oficial é o Estatuto da Igualdade Racial (BRASIL,2010d)
CURRÍCULO DA CIDADE DE SÃO PAULO,página 43

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Beijos no coração
Professoras:Marcela e Cláudia

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